Perfil dos jovens que cometem os crimes de ataque as escolas.
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Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado uma série de crimes violentos em escolas, que chocam a sociedade e levantam questionamentos sobre as motivaçáes e o perfil dos autores desses atos. Em março de 2023, um adolescente de 13 anos invadiu uma escola estadual em São Paulo, matou uma professora e feriu outras quatro pessoas com uma faca e uma tesoura. O garoto usava uma mÑscara de caveira e anunciou o ataque em uma rede social, onde interagia com outros jovens que idolatravam os responsÑveis por massacres como o de Suzano, em 2019.
Mas quem sΓ£o esses jovens que cometem os crimes de ataque as escolas? Quais sΓ£o as suas caracterΓsticas, os seus interesses, as suas influΓͺncias? Segundo especialistas, nΓ£o hΓ‘ um perfil ΓΊnico ou uma causa especΓfica que explique esse fenΓ΄meno, mas sim uma combinação de fatores individuais, familiares, sociais e culturais que podem levar a um comportamento violento e extremo.
Alguns dos fatores individuais que podem estar presentes nesses jovens sΓ£o: baixa autoestima, dificuldade de relacionamento, isolamento social, depressΓ£o, ansiedade, impulsividade, agressividade, falta de empatia, desesperanΓ§a, frustração, vinganΓ§a e fascΓnio pela morte. Esses fatores podem ser agravados por situaçáes de bullying, discriminação, abuso, violΓͺncia domΓ©stica ou traumas.
Alguns dos fatores familiares que podem influenciar nesses jovens sΓ£o: ausΓͺncia ou negligΓͺncia dos pais ou responsΓ‘veis, falta de afeto, diΓ‘logo e limites, conflitos familiares constantes, exposição a modelos violentos ou permissivos e dificuldade de monitorar o uso da internet e das redes sociais.
Alguns dos fatores sociais que podem contribuir para esse fenΓ΄meno sΓ£o: a banalização da violΓͺncia na mΓdia e na cultura popular, a glamorização dos autores de ataques em escolas como herΓ³is ou mΓ‘rtires, a existΓͺncia de grupos virtuais que incentivam e apoiam esses crimes, a fΓ‘cil acesso a armas brancas ou de fogo e a falta de polΓticas pΓΊblicas de prevenção e proteção.
Diante desse cenΓ‘rio complexo e desafiador, Γ© preciso que a sociedade como um todo se mobilize para evitar que mais tragΓ©dias aconteΓ§am. Γ fundamental que as escolas sejam espaΓ§os seguros, acolhedores e inclusivos, onde os alunos possam desenvolver suas potencialidades e expressar suas emoçáes. Γ essencial que as famΓlias estejam atentas aos sinais de sofrimento dos seus filhos e busquem ajuda profissional quando necessΓ‘rio. Γ imprescindΓvel que as autoridades competentes fiscalizem o uso da internet e das redes sociais pelos jovens e punam os responsΓ‘veis por incitar ou praticar a violΓͺncia. E Γ© indispensΓ‘vel que a sociedade promova uma cultura de paz, respeito e solidariedade entre as pessoas.
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