Partes do cΓ³digo-fonte do Twitter vazaram, aponta processo judicial — Foto: Dado Ruvic/ Reuters |
O Twitter, a rede social do bilionÑrio Elon Musk, enfrenta mais um problema técnico e de segurança após o vazamento de parte do seu código-fonte na internet. O código-fonte é o conjunto de instruçáes que fazem o site funcionar e é considerado propriedade intelectual da empresa.
Segundo uma reportagem do New York Times, o código-fonte foi publicado no GitHub, uma plataforma online para desenvolvedores de software, por um usuÑrio chamado "FreeSpeechEnthusiast". O GitHub removeu o código-fonte na sexta-feira (24), após receber um aviso de violação de direitos autorais do Twitter.
O Twitter também pediu à Justiça dos EUA que ordene ao GitHub que identifique o responsÑvel pelo vazamento e qualquer outra pessoa que tenha baixado o código-fonte, de acordo com um documento legal. A empresa lançou uma investigação interna e suspeita que o autor do vazamento seja um ex-funcionÑrio que deixou a empresa no ano passado, depois que Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilháes e demitiu cerca de 75% dos 7.500 funcionÑrios.
O vazamento do código-fonte representa um risco para a segurança e a estabilidade do Twitter, pois pode revelar vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers ou outras partes interessadas para extrair dados dos usuÑrios ou derrubar o site. Além disso, o vazamento pode prejudicar a reputação e o valor da empresa, que jÑ enfrenta desafios financeiros e estruturais.
Desde que assumiu o comando do Twitter, Musk tem tentado reverter a situação da rede social por meio de cortes de custos, lançamento de novas ferramentas e reintegração de usuÑrios banidos no passado. Mas as interrupçáes do serviço aumentaram, enquanto os anunciantes - a principal fonte de receita da empresa - temem exibir anúncios no site.
Na sexta-feira (24), Musk disse em um e-mail aos funcionÑrios que o Twitter estava avaliado em cerca de US$ 20 bilháes, uma queda de mais de 50% em relação ao valor pelo qual ele comprou a empresa. Musk não comentou o assunto do vazamento do código-fonte.
O vazamento foi revelado dias depois de Musk anunciar que o Twitter vai abrir o cΓ³digo-fonte do algoritmo usado para sugerir postagens para os usuΓ‘rios. Segundo ele, o dispositivo poderΓ‘ ser acessado a partir de sexta-feira (31). Em fevereiro deste ano, Musk foi acusado de ter alterado o algoritmo do Twitter para favorecer seus tuΓtes.
0 ComentΓ‘rios