A resposta de Boulos sobre conversa em que Datena “pede” para ser seu vice.

foto da internet


No ΓΊltimo sΓ‘bado (1), o apresentador JosΓ© Luiz Datena (PDT) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) se encontraram na casa do parlamentar, em SΓ£o Paulo, para um jantar informal com outros amigos corintianos, entre eles o ex-jogador Neto. O que eles nΓ£o esperavam Γ© que uma parte da conversa fosse gravada e vazada nas redes sociais, causando polΓͺmica e especulação sobre uma possΓ­vel alianΓ§a polΓ­tica entre os dois.

No vΓ­deo, que circula desde domingo (2), Datena sugere a Boulos que seja seu vice na chapa para disputar a prefeitura de SΓ£o Paulo em 2024, e que “peite” o PT, que supostamente teria um acordo com o PSOL para indicar o candidato a vice na chapa de Boulos. O apresentador afirma que Boulos Γ© o ΓΊnico nome de esquerda capaz de substituir Lula, e que o PT vai querer lanΓ§ar Fernando Haddad novamente. Datena diz ainda que se Lula “naufragar” na polΓ­tica econΓ΄mica, ele vai “empurrar” Boulos para baixo.

Boulos, visivelmente desconfortÑvel com a abordagem de Datena, não responde à proposta do apresentador, e apenas sorri sem graça. O deputado do PSOL tem dito que seu vice serÑ do PT, e que tem uma boa relação com Lula e Haddad. Em 2020, Boulos disputou o segundo turno contra Bruno Covas (PSDB), com apoio do PT, e obteve 40,62% dos votos vÑlidos.

ApΓ³s a repercussΓ£o do vΓ­deo, Boulos se manifestou pelo Twitter, lamentando o vazamento da conversa privada e tentando minimizar a polΓͺmica. Ele disse que foi um encontro casual sobre futebol e polΓ­tica, e que nΓ£o hΓ‘ nenhuma negociação polΓ­tica em curso com Datena. Ele tambΓ©m reafirmou seu compromisso com a frente ampla de esquerda para derrotar o bolsonarismo.

Datena tambΓ©m se pronunciou sobre o assunto, dizendo que foi um jantar “descontraΓ­do” e que nΓ£o houve nenhum convite formal para Boulos ser seu vice. Ele disse que respeita o deputado do PSOL, mas que tem divergΓͺncias polΓ­ticas com ele. Ele tambΓ©m negou que tenha pedido para Boulos “peitar” o PT, e disse que foi uma brincadeira mal interpretada.

O vΓ­deo gerou reaçáes diversas nas redes sociais, desde crΓ­ticas Γ  postura de Datena, que Γ© visto como um aliado de Bolsonaro, atΓ© elogios Γ  suposta tentativa de diΓ‘logo entre os dois prΓ©-candidatos. Alguns internautas questionaram a autenticidade do vΓ­deo, sugerindo que poderia ser uma armação ou uma jogada de marketing. Outros apontaram a incongruΓͺncia entre o discurso de Boulos, que defende a agroecologia e a economia solidΓ‘ria, e o consumo de Coca-Cola e cerveja importada no jantar.

O fato é que o episódio revela as movimentaçáes políticas para as eleiçáes municipais de 2024 em São Paulo, que prometem ser acirradas e disputadas. Além de Boulos e Datena, outros nomes jÑ se colocam como pré-candidatos, como o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), o ex-governador MÑrcio França (PSB), o ex-prefeito Celso Russomanno (Republicanos) e o vereador Eduardo Suplicy (PT). Ainda hÑ a expectativa sobre uma possível candidatura do governador João Doria (PSDB), que pode desistir da disputa presidencial e tentar a reeleição no estado.

Diante desse cenΓ‘rio, Γ© importante acompanhar as articulaçáes polΓ­ticas e os posicionamentos dos prΓ©-candidatos sobre os temas relevantes para a cidade, como mobilidade urbana, saΓΊde pΓΊblica, educação, cultura, meio ambiente, seguranΓ§a pΓΊblica, moradia popular, entre outros. TambΓ©m Γ© fundamental cobrar transparΓͺncia e Γ©tica dos polΓ­ticos, e nΓ£o se deixar levar.

                                                    veja o vΓ­deo abaixo:



 

Postar um comentΓ‘rio

0 ComentΓ‘rios