Últimas notícias sobre a Guerra na UcrÒnia.

 ΓšLTIMAS INFORMAÇÕES DA GUERRA RUSSIA E UCRΓ‚NIA.


A guerra entre Rússia e UcrÒnia, que começou em fevereiro de 2022 após a invasão do território ucraniano pelos russos, continua sem uma solução à vista. Apesar de alguns esforços diplomÑticos e propostas de paz, o conflito se intensificou nas últimas semanas, com ataques aéreos, terrestres e marítimos de ambos os lados. Neste post, vamos apresentar as últimas informaçáes sobre a situação no leste europeu, com base nas notícias mais recentes e confiÑveis.

- A China entrou na cena diplomΓ‘tica como um possΓ­vel mediador entre RΓΊssia e UcrΓ’nia. O presidente chinΓͺs Xi Jinping visitou Moscou no dia 20 de marΓ§o e se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin. Os dois lΓ­deres prometeram fortalecer a amizade e a cooperação entre seus paΓ­ses, mas nΓ£o discutiram o plano de paz proposto pela UcrΓ’nia, que prevΓͺ a retirada das tropas russas em troca de garantias de seguranΓ§a e autonomia para as regiΓ΅es separatistas de Donbass. O Kremlin disse que Putin considera a proposta da China como uma base para a paz na UcrΓ’nia, mas nΓ£o revelou detalhes sobre o que seria esse plano chinΓͺs.

- A Otan (Organização do Tratado do AtlΓ’ntico Norte) aumentou sua presenΓ§a militar na regiΓ£o para apoiar a UcrΓ’nia e conter a agressΓ£o russa. A alianΓ§a militar ocidental enviou mais navios, aviΓ΅es e tropas para paΓ­ses vizinhos Γ  UcrΓ’nia, como PolΓ΄nia, RomΓͺnia e Turquia. A Otan tambΓ©m anunciou que tem “sinais” de que Putin pediu armas letais Γ  China, o que poderia escalar ainda mais o conflito. AlΓ©m disso, 18 paΓ­ses europeus concordaram em adquirir munição em conjunto para ajudar a UcrΓ’nia, que enfrenta escassez de suprimentos militares.

- A guerra na UcrÒnia tem causado um grande impacto humanitÑrio e econômico. Segundo estimativas da ONU (Organização das Naçáes Unidas), mais de 10 mil pessoas jÑ morreram no conflito, entre civis e militares. Milháes de pessoas foram deslocadas internamente ou buscaram refúgio em outros países. A infraestrutura da UcrÒnia foi severamente danificada, com pontes, estradas, hospitais e escolas destruídos pelos bombardeios. A economia ucraniana também sofreu um duro golpe, com a perda de territórios ricos em recursos naturais e industriais, além das sançáes impostas pela Rússia ao comércio bilateral.

- A guerra na UcrΓ’nia tambΓ©m tem gerado tensΓ΅es internas no paΓ­s. Uma das questΓ΅es mais delicadas Γ© a relação entre o governo ucraniano e a igreja ortodoxa, que Γ© ligada ao patriarcado de Moscou. O governo ucraniano deu um ultimato aos monges ortodoxos para desocuparem os Mosteiros das Cavernas, em Kiev, e os acusou de colaborar com a RΓΊssia. Os religiosos resistem e tΓͺm o apoio de numerosos fiΓ©is. A igreja ortodoxa tambΓ©m Γ© alvo de ataques por parte dos nacionalistas ucranianos, que defendem uma maior aproximação com a igreja catΓ³lica.

- A guerra na UcrÒnia também tem provocado reaçáes internacionais contra Putin. O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, na Holanda, emitiu um mandado de prisão para o presidente russo por crimes de guerra na UcrÒnia. O tribunal afirma que Putin é responsÑvel por crimes como assassinato, tortura e violação dos direitos humanos dos civis ucranianos.

- Em conclusΓ£o, o mandado de prisΓ£o contra Putin Γ© um marco na histΓ³ria.

Postar um comentΓ‘rio

0 ComentΓ‘rios