Se alguΓ©m ainda tinha alguma dΓΊvida, de que lado os ministros do STF, estavam, agora nΓ£o tem mais! O ministro Barroso diz....
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) LuΓs Roberto Barroso fez crΓticas ao “bolsonarismo” e reagiu Γ s vaias que recebeu de um grupo ligado a profissionais da Γ‘rea de enfermagem, nesta quarta-feira (12), enquanto discursava no Congresso da UniΓ£o Nacional dos Estudantes (UNE). Neste post, vou analisar as declaraçáes do ministro e os motivos das manifestaçáes contra ele.Barroso afirmou que o “bolsonarismo” Γ© uma “versΓ£o tropical do fascismo” e que representa uma “ameaΓ§a Γ democracia”. Ele disse que o movimento Γ© composto por “milΓcias digitais” que espalham “mentiras e Γ³dio” nas redes sociais. Ele tambΓ©m defendeu a realização das eleiçáes de 2022 com urnas eletrΓ΄nicas, contrariando o presidente Jair Bolsonaro, que defende o voto impresso.
As vaias ao ministro partiram de um grupo de cerca de 50 pessoas que se identificaram como enfermeiros e estudantes de enfermagem. Eles protestavam contra a decisΓ£o do STF de suspender a vacinação obrigatΓ³ria dos profissionais de saΓΊde contra a covid-19. Eles tambΓ©m criticavam o ministro por ter votado a favor da liberação do aborto para grΓ‘vidas infectadas pelo vΓrus zika.
Barroso reagiu Γ s vaias dizendo que respeitava a liberdade de expressΓ£o, mas que nΓ£o se intimidava com “gritaria”. Ele disse que tinha “coragem moral” para defender suas convicçáes e que nΓ£o se deixava influenciar por “pressΓ΅es polΓticas ou ideolΓ³gicas”. Ele afirmou que sua atuação no STF era pautada pela “razΓ£o pΓΊblica” e pelo “interesse nacional”.
O discurso do ministro foi aplaudido por grande parte dos estudantes presentes no congresso da UNE, que Γ© uma entidade histΓ³rica de oposição aos governos autoritΓ‘rios e conservadores. A UNE tambΓ©m se posicionou contra o “bolsonarismo” e em defesa da democracia, da ciΓͺncia e da educação pΓΊblica.
0 ComentΓ‘rios