Bolsonaro de volta ao Brasil: O Ex-Presidente retorna depois de 89 dias nos EUA

 O grande desafio para o Bolsonaro Γ© unir todas as lideranΓ§as politicas de direita.


 O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta um grande desafio para manter a sua lideranΓ§a no campo da direita e da extrema-direita no Brasil. ApΓ³s perder a reeleição em 2022 para o seu principal adversΓ‘rio, o ex-presidente Luiz InΓ‘cio Lula da Silva, Bolsonaro viu sua popularidade cair e sua base de apoio se fragmentar.


Bolsonaro conseguiu, durante o seu mandato, capitalizar um amplo espectro de pautas conservadoras, que iam desde o liberalismo econômico até o racismo, o machismo e a homofobia. Ele também se beneficiou da polarização política e do antipetismo, que mobilizaram milháes de eleitores insatisfeitos com a corrupção e a crise econômica.

No entanto, Bolsonaro também cometeu vÑrios erros e enfrentou diversas crises, que minaram a sua credibilidade e a sua legitimidade. Entre elas, destacam-se a sua gestão desastrosa da pandemia de covid-19, que causou quase 700 mil mortes no país; as denúncias de corrupção envolvendo a sua família e os seus aliados; as tentativas de interferir nas instituiçáes democrÑticas e de incitar um golpe militar; e a sua política externa isolacionista e subserviente aos interesses dos Estados Unidos.

Esses fatores contribuΓ­ram para que Bolsonaro perdesse apoio de setores importantes da sociedade, como os empresΓ‘rios, os militares, os evangΓ©licos e os movimentos de direita que lideraram as manifestaçáes pelo impeachment de Dilma Rousseff em 2016. AlΓ©m disso, Bolsonaro enfrenta a concorrΓͺncia de outros polΓ­ticos que tentam ocupar o seu espaΓ§o na direita, como o governador de SΓ£o Paulo, JoΓ£o Doria; o apresentador Luciano Huck; e o ex-ministro da JustiΓ§a, Sergio Moro.

Diante desse cenΓ‘rio, Bolsonaro tem o desafio de unir todas as lideranΓ§as polΓ­ticas de direita em torno do seu projeto polΓ­tico, que ainda Γ© nebuloso e inconsistente. Para isso, ele terΓ‘ que superar as divergΓͺncias ideolΓ³gicas, programΓ‘ticas e pessoais que existem entre os diferentes grupos e partidos que compΓ΅em esse campo. Ele tambΓ©m terΓ‘ que reconquistar a confianΓ§a dos eleitores que se decepcionaram com o seu governo e que buscam alternativas mais moderadas e pragmΓ‘ticas.

No entanto, Bolsonaro parece não estar disposto a fazer concessáes ou a dialogar com os seus adversÑrios. Pelo contrÑrio, ele continua apostando na radicalização do seu discurso e na mobilização das suas bases mais fiéis, que ainda o veem como um "mito" e um salvador da pÑtria. Ele também continua atacando as instituiçáes democrÑticas e ameaçando a realização das eleiçáes em 2026, caso não seja implantado o voto impresso.

Essa estratégia pode ser arriscada e contraproducente para Bolsonaro, pois pode afastar ainda mais os setores moderados da direita e aumentar a sua rejeição na sociedade. Além disso, pode gerar uma reação das forças democrÑticas e das autoridades judiciais, que podem impor limites ao seu comportamento autoritÑrio e antidemocrÑtico.

Portanto, Bolsonaro tem um grande desafio pela frente se quiser manter a sua liderança na direita e tentar voltar ao poder em 2026. Ele terÑ que mostrar capacidade de articulação política, de renovação de ideias e de respeito às regras do jogo democrÑtico. Caso contrÑrio, ele corre o risco de se tornar cada vez mais isolado e irrelevante no cenÑrio político nacional.

 

 
video rede social twitter

 

Postar um comentΓ‘rio

0 ComentΓ‘rios