Quem Γ© Javier Milei, o novo presidente da Argentina ?!

Javier Milei é um economista, escritor e político argentino que acaba de ser eleito presidente da Argentina nas eleiçáes de 2023. Milei é conhecido por suas posiçáes liberais, anti-estatistas e anti-impostos, que lhe renderam o apoio de uma parcela significativa do eleitorado descontente com a crise econômica e social do País.


.Milei nasceu em Buenos Aires em 1970 e se formou em economia pela Universidade de Buenos Aires em 1994. Ele trabalhou como consultor, professor e analista econΓ΄mico em diversas instituiçáes financeiras e acadΓͺmicas, alΓ©m de publicar vΓ‘rios livros sobre economia, polΓ­tica e histΓ³ria.

Milei se tornou uma figura pública em 2016, quando começou a participar de programas de televisão e rÑdio, onde defendia suas ideias liberais e criticava duramente os governos anteriores de Cristina Kirchner e Mauricio Macri, acusando-os de serem responsÑveis pelo endividamento, pela inflação e pelo empobrecimento da Argentina.
Foto da internet
Em 2019, Milei fundou o partido La Libertad Avanza (A Liberdade AvanΓ§a), com o qual concorreu Γ s eleiçáes legislativas de 2021, obtendo uma cadeira na CΓ’mara dos Deputados. Em 2022, ele anunciou sua candidatura Γ  presidΓͺncia da RepΓΊblica, com uma plataforma baseada na redução do Estado, na eliminação dos impostos, na abertura comercial, na dolarização da economia e na defesa dos direitos individuais.

Milei enfrentou uma forte oposição dos partidos tradicionais, dos sindicatos, dos movimentos sociais e dos meios de comunicação, que o acusaram de ser radical, populista, demagogo e irresponsÑvel. No entanto, ele conseguiu mobilizar uma ampla base de apoio popular, especialmente entre os jovens, os empresÑrios e os setores urbanos desiludidos com a política.

No primeiro turno das eleiçáes presidenciais, realizado em outubro de 2023, Milei obteve 28% dos votos, ficando em segundo lugar atrÑs do candidato peronista Alberto FernÑndez, que teve 32%. No segundo turno, realizado em novembro de 2023, Milei surpreendeu ao vencer FernÑndez por uma margem apertada de 51% a 49%, tornando-se assim o novo presidente da Argentina.
 

Postar um comentΓ‘rio

0 ComentΓ‘rios