Uma tragΓ©dia sem precedentes abalou o MΓ©xico na noite de segunda-feira, 27 de marΓ§o de 2023. Um incΓͺndio em um centro de detenção migratΓ³rio em Ciudad JuΓ‘rez, na fronteira com os Estados Unidos, deixou 39 mortos e 29 feridos, a maioria deles venezuelanos que buscavam asilo no paΓs vizinho.
Segundo as autoridades mexicanas, o fogo teria comeΓ§ado durante um protesto dos migrantes contra as deportaçáes e se alastrou rapidamente pela instalação, que abrigava 68 homens sem documentos. O Instituto Nacional de Migração (INM) lamentou o ocorrido e disse que estΓ‘ em contato com os consulados dos paΓses de origem das vΓtimas para identificΓ‘-las e providenciar o traslado dos corpos.
O secretΓ‘rio-geral da ONU, AntΓ³nio Guterres, tambΓ©m se pronunciou sobre o caso e expressou suas condolΓͺncias Γ s famΓlias das vΓtimas. Ele pediu uma investigação completa do incΓͺndio e reafirmou seu compromisso de cooperar com os paΓses para estabelecer rotas seguras, organizadas e reguladas de migração.
Ciudad JuΓ‘rez Γ© uma das cidades fronteiriΓ§as onde permanecem retidos milhares de migrantes que tentam chegar aos Estados Unidos para fugir da crise econΓ΄mica, polΓtica e social em seus paΓses. Muitos deles enfrentam condiçáes precΓ‘rias, violΓͺncia e discriminação nas ruas e nos centros de detenção.
A tragΓ©dia no centro migratΓ³rio evidencia a necessidade urgente de uma polΓtica migratΓ³ria mais humana e solidΓ‘ria, que respeite os direitos humanos e a dignidade dos migrantes, independentemente de sua situação legal.
0 ComentΓ‘rios