Atleta espanhola passa 500 dias de isolamento em uma caverna.

 VocΓͺ jΓ‘ imaginou como seria passar mais de um ano isolado em uma caverna, sem contato com o mundo exterior, sem luz natural e sem saber que horas sΓ£o? Essa foi a experiΓͺncia vivida pela atleta espanhola Beatriz Flamini, que saiu de uma gruta na Andaluzia no dia 14 de abril de 2023, depois de 509 dias de confinamento voluntΓ‘rio.

foto da internet

Beatriz Flamini Γ© uma alpinista de 50 anos, natural de Madrid, que jΓ‘ realizou outras aventuras em montanhas e desertos. Ela decidiu se isolar em uma caverna a 10 quilΓ΄metros de Motril, a 70 metros de profundidade, para testar seus limites fΓ­sicos e mentais. Ela levou consigo apenas livros, material de desenho, lΓ£ para tricotar e duas cΓ’meras para registrar sua rotina.

Durante todo o período, ela não teve acesso à internet, ao telefone ou a qualquer instrumento para medir o tempo. Ela também não teve contato direto com ninguém, apenas se comunicava por um aparelho com uma equipe técnica que cuidava de sua segurança e lhe fornecia comida em um ponto da caverna. Ela só saiu da gruta uma vez, por alguns dias, por causa de um problema no seu equipamento de comunicação.

A experiΓͺncia de Beatriz Flamini foi acompanhada por uma produtora espanhola, Dokumalia, que pretende transformar as imagens gravadas pela atleta em um documentΓ‘rio. O objetivo Γ© mostrar os efeitos do isolamento extremo no corpo e na mente humana, bem como as estratΓ©gias de adaptação e superação que ela desenvolveu.

Ao sair da caverna, Beatriz Flamini se mostrou sorridente e satisfeita com o desafio. Ela disse que nΓ£o sabia o que tinha acontecido no mundo durante sua ausΓͺncia e que ainda achava que era novembro de 2021. Ela tambΓ©m se surpreendeu ao ver as pessoas usando mΓ‘scaras por causa da pandemia de Covid-19. Ela afirmou que nunca pensou em desistir da missΓ£o, nem mesmo quando enfrentou uma invasΓ£o de moscas na gruta. Ela contou que se dedicou a ler, escrever, desenhar, tricotar e aproveitar o momento. Ela disse que se dava muito bem consigo mesma e que teve conversas internas.

Beatriz Flamini Γ© um exemplo de coragem, determinação e resiliΓͺncia. Sua experiΓͺncia pode inspirar outras pessoas a enfrentarem seus medos e a buscarem seus sonhos. Ela tambΓ©m pode contribuir para o avanΓ§o do conhecimento cientΓ­fico sobre os limites humanos e as possibilidades de adaptação a situaçáes adversas.

Postar um comentΓ‘rio

0 ComentΓ‘rios